Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101984
Nº de chamada: 314.6:351.74(81)-V835s
Complemento 1: 2021
ISBN: 9788524045554
Tipo de material: folheto
Título: Vitimização : sensação de segurança 2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 12, 121 p. : il., color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Acima do título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: A presente investigação, resultante de parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, reúne duas abordagens.
A primeira avalia a percepção pessoal do informante selecionado no domicílio relativamente à sua segurança, questionando-se para tal a existência de serviços públicos e a sua qualidade; a ocorrência de incivilidades, assim consideradas as ações não criminais que potencializam a percepção de risco de vitimização; a ocorrência de crimes nos arredores do domicílio; a confiança em pessoas (familiares ou parentes, amigos, colegas de trabalho, escola ou outra atividade, além de vizinhos) e instituições (polícia civil, polícia militar, guarda municipal, bombeiros, justiça e forças armadas); e a mudança de hábitos devido à sensação de insegurança.
A segunda abordagem vem ao encontro do indicador 16.1.4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, que se refere à “proporção da população que se sente segura quando caminha sozinha na área onde vive”, no âmbito da Meta 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Com esse propósito, investigou-se o grau de segurança do informante selecionado no domicílio, ao andar sozinho nas redondezas ou arredores dessa unidade à noite, com as respostas variando em uma escala de “muito inseguro” a “muito seguro”, conforme metodologia desenvolvida pelas Nações Unidas.
Os indicadores se pautam em uma subamostra de moradores de 15 anos ou mais de idade em que apenas o informante selecionado pôde responder, pessoalmente, ao módulo Sensação de Segurança da pesquisa. São apresentados para o total Brasil e, em alguns casos, desagregados por Grandes Regiões, sexo, grupos de idade, cor ou raça e situação do domicílio, acompanhados de comentários, ilustrados graficamente, que buscam ressaltar os principais aspectos observados.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.
As tabelas de resultados e demais informações sobre a PNAD Contínua encontram-se disponíveis no portal do IBGE na Internet, no endereço:
https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/17270-pnad-continua.html?edicao=34949&t=o-que-e


Assuntos:
Brasil; Domicílios; Estatística; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios; PNAD Contínua; Segurança pública; Violência

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua : vitimização : sensação de segurança 2021; PNAD contínua : vitimização : sensação de segurança 2021
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística