Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101979
Nº de chamada: 311.141:308(81)-S618
Complemento 1: 2022
Complemento 2: n. 49
ISBN: 9788524045523
Tipo de material: livro
Título: Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2022 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 151 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Inclui glossário.
Indicação de conteúdo: Esta publicação reúne informações sobre as condições de vida da população brasileira, acompanhadas de comentários que destacam, para cada dimensão de análise, algumas das principais características observadas nos diferentes estratos populacionais. Seus indicadores ilustram a heterogeneidade da sociedade sob a perspectiva das desigualdades sociais e estão organizados em três capítulos nos quais se buscou salientar, complementarmente, os impactos da pandemia de COVID-19 sobre essas estatísticas. O capítulo Estrutura econômica e mercado de trabalho contempla o comportamento da economia no período mais recente e ressalta as principais desigualdades estruturais identificadas. Para tal, evidencia o perfil das pessoas que, majoritariamente, se mantêm na informalidade, na subocupação, na desocupação, ou são excluídas da força de trabalho, sobretudo aquelas consideradas mais vulneráveis, como as de cor ou raça preta ou parda, bem como mulheres e jovens, em especial os que não estudam e não estão ocupados, face à necessidade do desenvolvimento de políticas públicas orientadas a esse grupo. O capítulo Padrão de vida e distribuição de rendimentos examina a dinâmica dos rendimentos no Brasil, no período de 2012 a 2021, fornecendo subsídios para o estudo de dimensões centrais na determinação das condições de vida: as desigualdades de rendimentos e a pobreza monetária. Esse capítulo se alinha ao anterior, por vincular a dinâmica do rendimento domiciliar ao comportamento do mercado de trabalho, incorporando às análises diferentes perfis populacionais e dimensões historicamente reconhecidas de desigualdades na distribuição de rendimentos. São avaliados, também, os impactos da redução do Auxílio Emergencial, criado durante a pandemia, sobre tais indicadores. O capítulo Condições de saúde, por fim, aborda a evolução da mortalidade no Brasil e suas principais causas, segundo grupos populacionais específicos, com recortes por idade, sexo e cor ou raça. Apresenta, também, um panorama das estatísticas de mortalidade e das condições de infraestrutura física e de disponibilidade de recursos humanos na área de saúde, concluindo com uma análise específica sobre alguns indicadores relacionados à pandemia e à oferta de estrutura para políticas públicas municipais. O principal referencial dessas análises é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, realizada pelo IBGE. Outras estatísticas do Instituto, além de registros de variadas fontes externas, contribuem para delinear um painel multifacetado da realidade social brasileira, cuja comparação com outros países é pautada em indicadores internacionais.
O arquivo foi substituído em 21/12/2022 devido ao Gráfico 7, da página 64, que estava sem o dado relativo à Unidade da Federação Espírito Santo.


Assuntos:
Brasil; Condições econômicas; Condições sociais; COVID-19; Custo de vida; Educação; Estatística; Habitações; Indicadores sociais; Levantamentos domiciliares; Mercado de trabalho; População; Qualidade de vida; Renda

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Título Secundário: Síntese de indicadores sociais : 2022
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296

Download(s):

liv101979.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística