Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101978
Nº de chamada: 314.3/.5-E82
Complemento 1: 2020
ISBN: 9788524045516
Tipo de material: livro
Título: Estudo complementar à aplicação da técnica de captura-recaptura : estimativas desagregadas dos totais de nascidos vivos e óbitos : 2020 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: [29] p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: Este estudo visa avançar na aplicação da Técnica de Captura-Recaptura, trazendo os mais recentes indicadores desagregados pelas variáveis que compõem o modelo utilizado para estimar os totais de nascidos vivos e óbitos, cuja primeira divulgação como estatísticas experimentais, também lançadas em 2022, compreendeu o período de 2016 a 2019. A exemplo dos anteriores, os resultados ora divulgados, contemplando o ano de 2020, são considerados experimentais. A Técnica de Captura-Recaptura vem sendo utilizada, nos últimos anos, com o intuito de calcular as estimativas dos totais dos eventos vitais (nascimentos e óbitos) e, consequentemente, os seus respectivos sub-registros, com base na pesquisa Estatísticas do Registro Civil realizada pelo IBGE, e nas subnotificações, com base no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - Sinasc e no Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM do Ministério da Saúde. É possível consultar os indicadores de sub-registro/subnotificação de nascidos vivos e óbitos para os níveis Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios no portal do IBGE na Internet. É importante ressaltar que a primeira parte do estudo, correspondente à divulgação de resultados para os níveis Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação e Municípios, passou por um processo de validação. Com esse propósito, foram realizadas reuniões e seminários com o corpo acadêmico de pesquisadores da Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE, do IBGE, bem como com pesquisadores de outras instituições de ensino, usuários, técnicos do Ministério da Saúde e do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, além de demógrafos do IBGE. Ao final dos encontros, foi decidido que as estimativas dos totais dos eventos vitais e, consequentemente, os seus respectivos indicadores de sub-registro/subnotificação eram consistentes com o esperado para esses níveis geográficos, e, assim, poderiam ser divulgados amplamente. A primeira divulgação desses resultados ocorreu em dezembro de 2019.


Assuntos:
Bioestatística; Brasil; Estatísticas do Registro Civil; Metodologia; Nascimento; Registro civil

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Investigações Experimentais. Estatísticas Experimentais

Download(s):

liv101978.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística