Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101972
Nº de chamada: 323.12(81)-D457
Complemento 1: n. 48
Complemento 2: 2. ed.
ISBN: 9788524045479
Tipo de material: folheto
Título: Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 16, 35 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Indicação de conteúdo: O presente informativo dá continuidade à primeira versão divulgada em 2019, atualizando e propondo novos indicadores, tendo como objetivo mostrar as desigualdades sociais por cor ou raça, a partir da construção de um quadro composto por dimensões das condições de vida da população brasileira, como mercado de trabalho e distribuição de rendimento, condições de moradia e patrimônio e educação. São analisados, da mesma forma, indicadores relativos à violência, à representação política e ao ambiente político do Município. Nesta edição buscou-se ampliar, sempre que possível, a desagregação populacional trazendo resultados para brancos, pretos e pardos, por meio das pesquisas domiciliares, e incluir amarelos e indígenas, em alguns registros administrativos utilizados. Foi possível, também, aprofundar o estudo desses temas por meio de recortes regionais e com características populacionais específicas, a partir de um plano tabular detalhado, disponibilizado no portal do IBGE na Internet.
Por decisão editorial, esta publicação é divulgada em duas partes: a primeira corresponde ao informativo, com os principais resultados do estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, e a segunda é constituída por notas técnicas, contendo a lista de referências das obras citadas e um glossário com as conceituações consideradas essenciais para a compreensão de tais resultados.


Assuntos:
Brasil; Cor da pele; Direito à moradia; Discriminação racial; Educação; Governo representativo e representação; Raças; Relações raciais; Renda; Trabalho; Violência

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Título Secundário: Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil : notas técnicas
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística