Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101970
Nº de chamada: 330.53(81)-S623
Complemento 1: 2020
Complemento 2: n. 89
ISBN: 9788524045462
Tipo de material: folheto
Título: Sistema de contas nacionais : Brasil 2020 / IBGE, Coordenação de Contas Nacionais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 12, 24 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.

Indicação de conteúdo: O Sistema de Contas Nacionais - SCN apresenta informações sobre a geração, a distribuição e o uso da renda no País.  Há também dados sobre a acumulação de ativos, o patrimônio financeiro e sobre as relações entre a economia nacional e o resto do mundo. Com este informativo, o IBGE dá prosseguimento à divulgação dos resultados do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010 e apresenta comentários analíticos sobre os seus principais destaques em 2020, ano em que a pandemia de COVID-19 impactou a economia mundial. Esses comentários, ilustrados graficamente, traçam comparações em relação a 2019 e, para alguns indicadores, discorrem sobre a evolução da série desde 2000, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho da economia brasileira ao longo do período. A exemplo das edições anteriores, o presente informativo também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, acompanhado das Tabelas de Recursos e Usos, das Contas Econômicas Integradas, e das Tabelas Sinóticas para o período de 2000 a 2020. As Tabelas de Recursos e Usos mostram os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços, bem como a geração da renda e do emprego em cada atividade econômica. As Contas Econômicas Integradas, núcleo central do Sistema, oferecem uma visão do conjunto da economia, descrevendo, para cada setor institucional, seus fenômenos essenciais – produção, consumo, acumulação e patrimônio – e suas inter-relações. As Tabelas Sinóticas, por sua vez, reúnem as principais grandezas calculadas no Sistema de Contas Nacionais e permitem identificar, para cada ano do período considerado, os seguintes indicadores: o Produto Interno Bruto - PIB; a composição da oferta e da demanda agregada; a geração, a distribuição e o uso da renda nacional; a acumulação de capital; a capacidade ou necessidade de financiamento; as transações correntes com o resto do mundo; a renda per capita; a evolução da carga tributária; e a desagregação dos setores público e privado, para alguns agregados, entre outras informações da economia brasileira. As notas técnicas, em que se destaca um glossário com os termos e conceitos considerados relevantes para a compreensão dos resultados, são divulgadas em separado. As informações da série do Sistema de Contas Nacionais - referência 2010, cabe ressaltar, são apresentadas segundo uma classificação de produtos e atividades integrada com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0 e estão em conformidade com o System of national accounts 2008, SNA 2008, manual preparado sob os auspícios da Organização das Nações Unidas - ONU, Comissão Europeia - Eurostat, Fundo Monetário Internacional - FMI, Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE e Banco Mundial, o que reflete o compromisso do IBGE com a sistemática de revisões periódicas de suas práticas, conforme preconizam as recomendações internacionais.

Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2015, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Brasil; Contas nacionais; Metodologia

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Contas Nacionais
Título Secundário: Notas técnicas : sistema de contas nacionais : Brasil : 2020; Sistema de contas nacionais : Brasil : 2020 : notas técnicas
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística