Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101954
Nº de chamada: 338.482.2-T938
Complemento 1: F
Complemento 2: 2020-2021
ISBN: 9788524045363
Tipo de material: folheto
Título: Turismo 2020-2021 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2022
Descrição física: 8 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Outro título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: Além de informações conjunturais sobre as tendências e flutuações da força de trabalho brasileira, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua investiga, trimestralmente, outros indicadores sobre os demais temas suplementares da pesquisa. Para tal, os domicílios selecionados são visitados por cinco trimestres consecutivos, uma vez a cada trimestre, cabendo destacar que, para os anos de 2020 e 2021 abarcados no presente informativo, foram considerados os dados acumulados de segunda entrevista. A exemplo da anterior, também realizada em convênio com o Ministério do Turismo, a presente investigação teve como objetivo quantificar os fluxos de turistas nacionais entre as diferentes regiões do País e para o exterior. Com esse propósito, foram apuradas as características da viagem, as quais, associadas a outras obtidas pela pesquisa, como o rendimento domiciliar per capita, permitem uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica em especial. O informativo traz comentários analíticos sobre variados indicadores relacionados ao tema, entre os quais se destacam: realização de ao menos uma viagem no trimestre considerado, entendendo-se como tal o deslocamento de uma pessoa ou grupo, fora do seu entorno habitual, desde o momento da saída até o seu regresso, seja por interesse pessoal, seja profissional; motivo da não ocorrência de viagem, como ausência de dinheiro, tempo, necessidade, entre outros; motivo da ocorrência de viagem pessoal (lazer, compras, religião, tratamento de saúde e bem-estar, entre outros) ou profissional (notadamente, negócios e trabalho); pernoites realizados; média de moradores do domicílio participantes das viagens; tipo de hospedagem escolhida; meio de transporte utilizado;  e principais Unidades da Federação de destino, entre outras abordagens. Os comentários são ilustrados graficamente e destacam os principais aspectos observados em cada uma das perspectivas focalizadas, com detalhamento geográfico para Brasil e Grandes Regiões, no biênio considerado. É importante ressaltar que o período de referência dos dados foi marcado pela pandemia de COVID-19, e, portanto, os seus resultados podem refletir uma mudança de comportamento em decorrência das restrições impostas pela crise sanitária. É igualmente relevante apontar que cada domicílio selecionado para responder a esta edição do levantamento pôde relatar, no máximo, cinco viagens, das quais apenas três, em que ocorreram os maiores gastos, foram objetos de investigação pela pesquisa em todas as suas características. Dessa forma, os indicadores resultantes se referem a, no máximo, três viagens por domicílio.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua; Turismo

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : turismo : 2020-2021; PNAD contínua : turismo : 2020-2021
Série Secundária: Coleção Ibgeana


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística