Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101896
Nº de chamada: 330.552(81-21)-P964
Complemento 1: 2019
Complemento 2: n. 86
ISBN: 9786588162033
Tipo de material: folheto
Título: Produto interno bruto dos municípios 2019
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 16, 26 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Conteúdo: Com o lançamento do presente informativo, o IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, as Secretarias Estaduais de Governo e a Superintendência da Zona Franca de Manaus - Suframa, apresenta comentários analíticos sobre os principais destaques do Produto Interno Bruto - PIB dos Municípios - referência 2010, contemplando o ano de 2019. Esses resultados são comparáveis entre si e estão plenamente integrados às séries do Sistema de Contas Nacionais - SCN e do Sistema de Contas Regionais - SCR do Brasil, em conformidade, portanto, com o manual System of national accounts 2008, SNA 2008, e com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE 2.0. São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos da Agropecuária, da Indústria e dos Serviços, que constituem os três grandes setores de atividade econômica, além da Administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, devido à sua relevância na economia brasileira, bem como informações sobre os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita dos Municípios brasileiros. Os comentários, ilustrados por meio de tabelas, gráficos e mapas, realçam aspectos observados em 2019, confrontando-os com os de 2018, e, para alguns tópicos, também com 2002, início da série estudada, fornecendo, assim, uma síntese do desempenho municipal da economia no período. São apresentadas, ainda, análises geográficas mais detalhadas das estimativas do PIB dos Municípios, de acordo com a sua distribuição no País. Esse trabalho, realizado em parceria com a Diretoria de Geociências do IBGE, permite a interpretação dos dados com base em tipologias e regionalizações que conferem outros significados aos indicadores estimados, ao evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do Território Nacional. O portal do IBGE disponibiliza o banco de dados, por Municípios, referente aos anos de 2010 a 2019, e a série de 2002 a 2009. Para os anos anteriores a 2010, cabe ressaltar, realizou-se a retropolação das estimativas até 2002, considerando-se a disponibilidade de informações para o período. Observações importantes: Cumpre informar que, para as estimativas do ano de 2019, devido à quarentena imposta pela pandemia de COVID-19, os Municípios dos Estados do Rio Grande do Norte e de Pernambuco tiveram as suas estruturas que dependem das estatísticas sobre as saídas de mercadorias evoluídas segundo o consumo de energia elétrica entre 2018 e 2019. Excepcionalmente também, nesta divulgação, as estimativas referentes aos Municípios do Estado de Minas Gerais para o ano de 2017 foram revisadas em virtude da atualização das estatísticas sobre as saídas de mercadorias.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2016, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda, é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.


Assuntos:
Brasil; Municípios; Produto interno bruto

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Contas Nacionais
Título Secundário: Notas técnicas : Produto Interno Bruto dos Municípios : 2019; PIB dos municípios; Produto Interno Bruto dos Municípios : 2019 : notas técnicas
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Contas nacionais, ISSN 1415-9813


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística