Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101852
Nº de chamada: 311.21:314-053.6(81)-P475p
Complemento 1: 2019
ISBN: 9786587201771
Tipo de material: livro
Título: Pesquisa nacional de saúde do escolar : 2019
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais
Ano: 2021
Descrição física: 156 p : il.
Notas:
Inclui glossário.
Colaboração: Ministério da saúde, com apoio do Ministério da Educação.

Apresenta comentários analíticos sobre os resultados da quarta edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar - PeNSE, realizada, em 2019, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE em parceria com o Ministério da Saúde, e com o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE fornece informações para o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco de Doenças Crônicas não Transmissíveis, do Ministério da Saúde, com dados atualizados sobre a distribuição desses fatores no público-alvo.
Em 2019, a PeNSE foi à campo em sua quarta edição, completando, assim, uma década de monitoramento de fatores de risco e proteção à saúde dos adolescentes escolares brasileiros. Traz como novidades a ampliação da abrangência da amostra dos escolares de 13 a 17 anos de idade, onde foram entrevistados estudantes do 7o ano do ensino fundamental ao 3o ano do ensino médio. Além disso, permite a comparabilidade com as edições anteriores em diversos quesitos, para os escolares do 9 o ano do ensino fundamental.
Apresenta também Notas técnicas com considerações metodológicas sobre a pesquisa, Análise dos resultados, ilustrada com tabelas e gráficos, contemplando as duas amostras investigadas, bem como um Glossário com os termos e conceitos considerados essenciais para a compreensão dos resultados. As informações ora divulgadas também podem ser acessadas no portal do IBGE na Internet, que disponibiliza ainda o plano tabular completo da PeNSE.


Assuntos:
Adolescentes; Adolescentes e violência; Aspectos sociais; Brasil; Comportamento sexual; Condições sociais; Educação; Estatística; Estudantes; Nutrição; Pesquisa; Saúde bucal; Saúde e higiene; Saúde sexual

Entidade Secundária: Brasil. Ministério da Educação; Brasil. Ministério da Saúde; IBGE. Coordenação de Indicadores Sociais
Título Secundário: PeNSE : 2019
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101852.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística