Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101834
Nº de chamada: 338.43(81-0CER)-F481g
ISBN: 9786587201689
Tipo de material: livro
Autor: Filgueiras, Tarciso S.
Título: Gramíneas do Cerrado / Tarciso S. Filgueiras
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2021
Descrição física: 630 p. : il. color.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
Inclui índice.
Esta edição póstuma foi organizada pela equipe da Gerência de Recursos Naturais e Estudos Ambientais no Distrito Federal com a colaboração do Dr. Pedro Lage Viana, ex-aluno de Tarciso de Souza Filgueiras e pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi.
Indicação de conteúdo: As gramíneas são uma das famílias botânicas mais diversas e amplamente distribuídas. Além de sua relevância ecológica, são de particular importância para o ser humano devido às suas espécies úteis em vários contextos, a exemplo dos cereais fundamentais na alimentação humana e animal; da cana-de-açúcar, importante fonte de biocombustíveis; e dos bambus utilizados na construção civil. Por sua relevância ecológica e econômica, o estudo das gramíneas tem atraído grande interesse de diversas áreas da ciência, desde a Botânica e a Ecologia básicas, até áreas aplicadas, como a Agronomia, a Zootecnia, e a Engenharia Ambiental. No Brasil, as gramíneas figuram entre as 10 famílias com o maior número de espécies conhecidas e estão presentes em todos os biomas. No Cerrado, particularmente, se sobressaem nas formações campestres e savânicas, onde dominam o estrato herbáceo de vários tipos de ecossistemas. Estão ainda representadas nos sub-bosques das florestas e nos seus bambus e taquaras. O livro Gramíneas do Cerrado, uma edição póstuma da obra do pesquisador Tarciso de Sousa Filgueiras, traz uma compilação monumental das mais variadas informações sobre os diversos grupos de gramíneas encontrados nesse bioma. Com ampla contextualização bibliográfica, a obra apresenta uma introdução abrangente sobre a família, sua importância e seu estudo, além de chaves e descrições botânicas de mais de 500 espécies. Sendo ao mesmo tempo um material técnico valioso e uma homenagem ao seu autor, um dos maiores estudiosos do tema, o presente livro constitui referência indispensável para aqueles interessados na Agrostologia e no Cerrado em geral.


Assuntos:
Brasil; Cerrados; Plantas dos cerrados

Entidade Secundária: IBGE. Diretoria de Geociências
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101834.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística