Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101761
Nº de chamada: 64.03:001.8-P474pe
Complemento 1: 2017-2018
ISBN: 9786587201276
Tipo de material: livro
Título: Pesquisa de orçamentos familiares : 2017-2018 : perfil das despesas no Brasil : indicadores selecionados / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2020
Descrição física: 110 p.
Notas:
Disponível somente em meio digital.
As Pesquisas de Orçamentos Familiares - POFs realizadas pelo IBGE visam disponibilizar informações sobre a composição dos orçamentos domésticos e as condições de vida da população brasileira, incluindo a percepção subjetiva da qualidade de vida, além de gerar bases de dados e estudos sobre o seu perfil nutricional.
Com o lançamento desta publicação, o IBGE dá prosseguimento à divulgação de resultados da POF 2017-2018, agora contemplando o perfil das despesas, entendendo-se como tal as monetárias e não monetárias correntes (despesas de consumo e outras despesas correntes), bem como o aumento do ativo e a diminuição do passivo dos moradores.
Os resultados, abarcando as famílias residentes nas áreas urbana e rural, para o conjunto do País e as Grandes Regiões, são apresentados em uma abordagem diferente da proposta na POF 2008-2009 sobre o mesmo tema. Além de informações sobre a despesa per capita total e seus componentes, outras cinco dimensões são apreciadas – renda, moradia, acesso a serviços de utilidade pública, saúde e educação –, segundo alguns condicionantes reconhecidamente determinantes da qualidade de vida no Brasil, como a localização geográfica do domicílio, os arranjos familiares, e as características da pessoa de referência da família, como sexo, cor ou raça, idade e nível de escolaridade.
A análise dos resultados, ilustrada por tabelas e gráficos, discorre ainda sobre desigualdade e pobreza, investigadas sob a ótica da renda disponível familiar per capita: no primeiro caso, utilizando-se os índices de Gini e de Entropia Generalizada; e, no segundo, medidas calculadas com base nas linhas adotadas, internacionalmente, no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS. Complementam essas abordagens avaliações que levam em consideração a inserção da pessoa de referência da família no mercado de trabalho, como posição na ocupação e formalização, e sobre as despesas com saúde e educação, ora mais detalhadas, incluindo as parcelas não monetárias com os serviços.
As notas técnicas que acompanham a publicação sintetizam os procedimentos utilizados na coleta e tratamento dos dados da pesquisa, as conceituações das variáveis investigadas, entre outras considerações de natureza metodológica.


Assuntos:
Acesso aos serviços de saúde; Educação; Estatística; Habitações; Orçamento familiar; Renda; Saúde

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Trabalho e Rendimento
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101761.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística