Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101675
Nº de chamada: 91:007.3-A174a
ISBN: 9788524045080
Tipo de material: livro
Título: Acesso e uso de dados geoespaciais
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Cartografia
Ano: 2019
Descrição física: 139 p. : il.
Notas:
O desenvolvimento dos Sistemas de Informação Geográfica - SIGs (Geographic Information Systems - GIS) proporcionou amplo acesso às informações espaciais por meio de ferramentas livres e abertas, como o QGIS, possibilitando, assim, que usuários de diversos perfis possam tratar significativo volume de dados e produzir seus próprios mapas e cartogramas para uso pessoal, acadêmico ou profissional. A popularização desses softwares,
no entanto, não dispensa os conhecimentos técnicos e conceituais necessários para o uso satisfatório e eficaz de tais ferramentas em um ambiente SIG, e é nessa perspectiva que se insere o presente Manual Técnico de Geociências do IBGE.
A publicação, fruto de metodologias utilizadas em capacitações, desde 2007, para as áreas que precisam manipular dados geoespaciais em suas atividades rotineiras na Instituição, visa, como objetivo principal, possibilitar ao leitor a capacidade de acessar dados geoespaciais e utilizar as principais ferramentas de um ambiente SIG em suas atividades profissionais e acadêmicas.
Para tal, discorre, em sua parte inicial, sobre conceitos básicos de Geodésia, Cartografia e Geoprocessamento que são importantes não só para a correta utilização de softwares SIG, como também para uma adequada manipulação e análise dos dados geoespaciais, detalha aspectos do ambiente QGIS, utilizado neste trabalho, com suas variadas funcionalidades e aplicações, apresentando, por fim, as ferramentas de edição dos sistemas, com vistas a orientar a elaboração e a impressão de mapas e cartogramas no ambiente interno dos SIGs.
Todos os dados e softwares utilizados no presente Manual, cabe destacar, são abertos, gratuitos e livres para edição e compartilhamento, desde que mantidas as informações sobre as fontes produtoras.


Assuntos:
Banco de dados; Brasil; Cartografia; Geodésia; Geografia; Geoprocessamento; Infraestrutura de dados espaciais; Metadados; Sistemas de informação geográfica

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Cartografia
Série Secundária: Manuais técnicos em geociências, ISSN 0103-9598

Download(s):

liv101675.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística