Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101648
Nº de chamada: 502(81)-M174p
ISBN: 9788524044878
Tipo de material: livro
Título: Províncias estruturais, compartimentos de relevo, tipos de solos, regiões fitoecológicas e outras áreas
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: 176 p. : il.
Notas:
Acima do título: Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil.
Classificação utilizada para reunir a coleção.
Indicação de conteúdo: O planejamento e a gestão dos recursos naturais demandam o conhecimento da distribuição geográfica desses elementos, bem como a descrição de suas características e potenciais de uso, em diferentes escalas de análise. A caracterização de tais recursos em âmbito nacional permite uma visão ampla e integrada da natureza, possibilitando o delineamento tanto de áreas mais propícias à exploração, quanto de áreas onde a preservação se mostra imprescindível. Com o lançamento da coleção Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil, inaugurada neste volume, o IBGE traz a público parte dos resultados obtidos ao longo do Projeto de Mapeamento dos Recursos Naturais, que mapeou e descreveu os recursos naturais brasileiros, na escala 1:250 000, relativamente aos temas Geologia (rochas), Geomorfologia (relevo), Pedologia (solos) e Vegetação. Esse Projeto, cabe destacar, originou-se de convênio celebrado entre o Instituto e o Sistema de Vigilância da Amazônia - SIVAM, em 1998, e atingiu a totalidade do Território Nacional em 2017, valendo-se, fundamentalmente, de imagens orbitais para o mapeamento, com o valioso apoio de observações in loco em grande parte da área abarcada. A publicação, está estruturada em quatro capítulos que contemplam os resultados considerados mais adequados para a representação dos grandes conjuntos de elementos naturais de cada um dos temas. Assim, para a Geologia, são apresentadas as províncias estruturais; para a Geomorfologia, os compartimentos de relevo; para a Pedologia, os tipos de solos em sua primeira ordem; e para a Vegetação, as regiões fitoecológicas e outras áreas. Em cada capítulo, são examinados os significados das classificações e das respectivas legendas, além dos procedimentos técnicos realizados para elaboração do respectivo mapeamento. A distribuição espacial dos elementos naturais pertinentes a cada tema é representada por meio de mapas e explicitada em fotos, figuras, diagramas e perfis esquemáticos, enriquecidos com estatísticas, tanto para o Brasil como um todo, quanto por Unidades da Federação. Espera-se que a coleção ora inaugurada traga subsídios a todos aqueles que tenham interesse em conhecer os aspectos naturais do Brasil, em especial estudantes, professores, técnicos, tomadores de decisão, bem como gestores públicos e do meio ambiente.


Assuntos:
Brasil; Geologia; Geomorfologia; Pedologia; Recursos naturais; Relevo (Geografia); Solos; Vegetação

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais
Título Secundário: Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil; Macrocaracterização dos Recursos Naturais do Brasil : províncias estruturais, compartimentos de relevo, tipos de solos, regiões fitoecológicas e outras áreas
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101648.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística