Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101629
Nº de chamada: 311.141:308(81)-S618s
Complemento 1: 2018
Complemento 2: n. 39
ISBN: 9788524044793
Tipo de material: livro
Título: Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2018
Descrição física: 143 p. : il.
Notas:
Inclui bibliografia e glossário.
Indicação de conteúdo: Esta publicação reúne múltiplas informações sobre as condições de vida da população brasileira, acompanhadas de comentários que destacam, em cada uma das dimensões temáticas de análise, algumas das principais características observadas nos diferentes estratos populacionais, com base em indicadores que visam contemplar a heterogeneidade da sociedade sob a perspectiva das desigualdades sociais.
Ao longo de sua existência, a Síntese de Indicadores Sociais tem abarcado uma série de temas essenciais para o mapeamento dessas desigualdades e seus efeitos sobre a realidade social brasileira, sempre procurando incorporar assuntos atuais e relevantes para as políticas públicas. Com este propósito, a presente edição aprofunda a análise de tais questões a partir de três recortes primordiais: Mercado de trabalho, Padrão de vida e distribuição de renda e Educação. O primeiro capítulo relaciona a dinâmica do mercado de trabalho com o comportamento da economia entre 2012 e 2017, procurando ressaltar suas desigualdades estruturais, sobretudo aquelas evidenciadas pelo desemprego e a informalidade incidentes entre os grupos populacionais considerados mais vulneráveis, como pretos ou pardos, mulheres e jovens. O segundo capítulo aborda a questão das desigualdades a partir de indicadores de distribuição de rendimento; acesso a bens e serviços relacionados a condições de moradia; pobreza monetária; e restrições de acesso em múltiplas dimensões, como rendimentos, consumo, e disponibilidade de bens e serviços considerados essenciais para o sustento. O terceiro capítulo, por fim, trata da temática da educação, considerando dois níveis distintos: educação infantil e ensino superior.
Os indicadores são fartamente ilustrados com tabelas e gráficos para diferentes desagregações territoriais, chegando ao nível de Municípios das Capitais. Esse conjunto de informações também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, com tabelas que incluem indicadores apresentados no volume impresso e indicadores adicionais, com seus respectivos coeficientes de variação.
A principal fonte de informação para a construção dos indicadores ora divulgados é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, de 2012 a 2017, do IBGE, complementada com outras estatísticas do Instituto provenientes do Sistema de Contas Nacionais - SCN. Utilizou-se ainda como fonte os registros do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.
A sistematização desses indicadores atende a recomendações internacionais e contribui para a compreensão das modificações nos perfis demográfico, social e econômico da população, possibilitando, assim, o monitoramento de políticas sociais e a disseminação de informações relevantes para toda a sociedade brasileira.


Assuntos:
Brasil; Condições econômicas; Condições sociais; Custo de vida; Estatística; Indicadores sociais; Levantamentos domiciliares; População; Qualidade de vida

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296

Download(s):

liv101629.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística