Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101594
Nº de chamada: 528.38(81)-R382r
Tipo de material: folheto
Título: Relatório : reajustamento da rede altimétrica com números geopotenciais : REALT-2018
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2018
Descrição física: 47 p.
Notas:
Bibliografia: p. 44-45.
Apresenta o ajustamento ono qual, foram considerados as observações da gravidade nas RRNN, para conversão dos desníveis observados em diferenças de geopotencial, visando a obtenção de altitudes com significado físico. Este é o resultado do trabalho de aproximadamente 2,5 anos da equipe do Projeto Densificação Altimétrica (DALTI) da Coordenação de Geodésia (CGED) do IBGE. Nos ajustamentos anteriores (IBGE, 2011), ainda não havia a possibilidade daquela conversão, em
função da ausência de suficientes observações gravimétricas. Assim, apenas a correção do efeito sistemático do não paralelismo das superfícies equipotenciais foi aplicada aos desníveis observados, resultando em altitudes ortométricas-normais1 (ou normais-ortométricas). Cumpre ressaltar que a utilização da gravidade normal (calculada), em substituição à gravidade real (medida), era procedimento padrão para os casos de cobertura gravimétrica insuficiente, já nas primeiras décadas do século XX (e.g., Bowie, Avers, 1914, p.51). Entretanto, para estes autores, tal aproximação não ensejava alteração da tipologia da altitude, mantendo-se a denominação ortométrica para as altitudes assim obtidas. O IBGE procedeu da mesma forma, desde o início do estabelecimento da RAAP.


Assuntos:
Altitudes; Brasil; Geodésia; Redes (Geodésia); Sistema de posicionamento global

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geodésia
Título Secundário: Reajustamento da rede altimétrica com números geopotenciais 2018
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101594.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística