Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101470
Nº de chamada: 911.3:711(81)-T595t
ISBN: 9788524044298
Tipo de material: livro
Título: Tipologia intraurbana : espaços de diferenciação socioeconômica nas concentrações urbanas do Brasil
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Geografia
Ano: 2017
Descrição física: 164 p.
Notas:
Inclui bibliografia.
Indicação de conteúdo: O presente estudo retrata a diversidade das condições de vida da população. Alinhado às necessidades de se aprofundar o conhecimento das formas de organização da estrutura interna das cidades, o IBGE apresenta os resultados obtidos em uma escala de detalhe maior do que a do município. Tal esforço vem a contribuir para o planejamento urbano junto às instituições nacionais, além de ampliar o diálogo com as organizações internacionais voltadas para a transformação dos espaços urbanos de modo sustentável.
A metodologia adotada em sua elaboração apoiou-se em sucessivas análises de agrupamentos de temas ligados à adequação de moradia e condições socioeconômicas da população, nas 63 maiores Concentrações Urbanas do País (mais de 300 mil habitantes), além das Cidades de Palmas e Boa Vista, capitais dos Estados do Tocantins e de Roraima, respectivamente. O conjunto totalizou 435 municípios analisados, onde residiam, segundo o Censo Demográfico 2010, mais de 96 milhões de habitantes, ou 50,4% da população do Brasil naquele ano.
Os resultados propiciaram a criação de 11 tipos intraurbanos que representam as diversas condições de vida dos habitantes nos tecidos urbanos de nossas cidades. A análise dos dados foi realizada em quatro dimensões: a primeira caracteriza cada tipo intraurbano e seus respectivos subtipos; a segunda discute a distribuição dos tipos em escala nacional e nas Grandes Regiões do país; a terceira identifica alguns padrões de estrutura de condições de vida associando-os à forma urbana que as caracterizam; e, por fim, a quarta abordagem reúne as Concentrações Urbanas de mesmo porte populacional conforme a distribuição da população segundo os tipos intraurbanos.
Esta publicação conclui, assim, uma série de estudos sobre as escalas de urbanização elaboradas pelo IBGE. Nela são apresentados os principais pontos conceituais adotados, a metodologia empregada e as análises efetuadas. Um conjunto de apêndices ao final da publicação, vastamente ilustrados com mapas, quadros, gráficos e tabelas, complementa seu conteúdo.


Assuntos:
Brasil; Desenvolvimento sustentável; Geografia humana; Geografia urbana; Planejamento urbano; Territorialidade humana; Urbanização

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geografia
Série Secundária: Coleção Ibgeana

Download(s):

liv101470.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística