Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101400
Nº de chamada: 061.27IBGE(093)-C397c
Complemento 1: n. 23
ISBN: 9788524044311
Tipo de material: livro
Título: O Centro Brasileiro de Estudos Demográficos : uma trajetória dos estudos populacionais no IBGE
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais
Ano: 2017
Descrição física: 60, [2]p. : il. color
Notas:
Inclui bibliografia.
Indicação de conteúdo: A história da Demografia no IBGE teve início com os trabalhos para o Censo Demográfico 1940, conduzidos pelo demógrafo italiano Giorgio Mortara, que, fundador do então Laboratório de Estatística, muito contribuiu nessa área, especialmente no levantamento, sistematização e análise dos dados demográficos da população brasileira. A partir dessa experiência, estavam, assim, consolidadas as bases para que, em 1967, fosse criado o Centro Brasileiro de Estudos Demográficos - CBED, órgão do IBGE que foi centro de referência nacional nos estudos desse tema. Idealizado pelo professor João Lyra Madeira e por ele coordenado até o seu falecimento, em 1979, o CBED tornou-se oficialmente responsável pela elaboração de indicadores demográficos, estudos populacionais e estimativas para o Brasil, Unidades da Federação e Municípios, cumprindo as funções implícitas aos compromissos oficiais do Instituto.
Com o lançamento do presente volume da Série Memória Institucional, o IBGE comemora os 50 anos de criação do CBED, cuja estrutura se mantém até hoje, variando entre o status de Coordenação ou Gerência. Atualmente, a Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica, da Coordenação de População e Indicadores Sociais, é a unidade organizacional encarregada de produzir e divulgar tais estudos.
Esta publicação visa não só preservar a memória da Demografia na Instituição, como também disseminar o conhecimento acumulado nessa área ao longo do tempo, gerando melhor compreensão das transformações pelas quais a população brasileira vem passando. Estruturada em seis capítulos, de autoria de destacados demógrafos da Casa – Antonio de Ponte Jardim, Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, Celso Cardoso da Silva Simões, Fernando Roberto Pires de Carvalho e Albuquerque, Leila Regina Ervatti e Luiz Antônio Pinto de Oliveira – ela pretende ainda homenagear o pioneirismo dos demógrafos Giorgio Mortara e Lyra Madeira, assim como os inúmeros ibgeanos que fizeram parte dessa trajetória, celebrando, sobretudo, as conquistas alcançadas. Complementando seu conteúdo, apresenta-se fac-símile de um estudo realizado pela demógrafa Valéria da Motta Leite, também ibgeana, discípula e assistente-técnica de Lyra Madeira, que efetua uma análise comparativa das informações sobre filhos tidos, nascidos vivos e nascidos mortos, oriundas do Censo Demográfico 1940 e 1970, com aquelas obtidas por outros países.
A publicação também está disponibilizada no portal do IBGE na Internet.


Assuntos:
Brasil; Centro Brasileiro de Estudos Demográficos; Demografia; História; IBGE; Memória; Pesquisa histórica; População

Autor Secundária: Ervatti, Leila Regina; Jardim, Antonio de Ponte, 1950-; Oliveira, Antonio Tadeu Ribeiro de
Entidade Secundária: IBGE. Gerência de Biblioteca e Acervos Especiais
Série Secundária: Documentos para disseminação. Memória institucional, ISSN 0103-6459

Download(s):

liv101399.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página