Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45754
Código de Localidade: 3509502
Município: Campinas
Tipo de material: fotografia
Título: [Vista aérea da] Fábrica Singer do Brasil Indústria e Comércio Ltda. : Campinas, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A história da Singer mundial começou no ano de 1851, quando Isaac Singer fundou, nos Estados Unidos, a primeira fábrica que levava seu nome. A ideia de se costurar com máquina surgiu no ano de 1760 e inúmeros inventores desenvolveram projetos e patentearam novos modelos de máquinas de costura, porém nenhum deles era prático até a construção da primeira máquina de costura Singer, em 1851.
Com o crescimento do mercado e o próprio processo de industrialização brasileira, a Singer adquiriu, em meados de 1950, a Fazenda Palmeiras, com 300 alqueires de terra e localizada no Bairro de Viracopos, município de Campinas, onde construiu a primeira fábrica de máquinas de costura da América Latina. Na inauguração, em 1955, estiveram presentes o então Presidente do Brasil, Café Filho, e o governador do Estado de São Paulo, Jânio Quadros. A empresa recebeu o nome de Companhia Industrial Palmeiras de Máquinas e Móveis.
Na época da inauguração, a Singer empregava 548 pessoas. O crescimento foi tão rápido que, em 1958, a fábrica fazia a sua primeira exportação de 200 máquinas para o Chile. A fábrica de Campinas produz os modelos para exportação, como máquinas de costura domésticas, óleo Singer e agulhas. Também fazem parte do seu catálogo de produtos as máquinas industriais e a passa-roupas. A unidade em Juazeiro do Norte (CE) atende ao mercado interno e existe uma fábrica de agulhas em Indaiatuba (SP).
A Singer introduziu o sistema de vendas à prazo no Brasil.
Disponível em: http://www.singer.com.br/nossa-historia/. Acesso em: fev. 2016.
Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/singer-retoma-vendas-de-maquina-de-costura/87/. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Campinas (SP); Fábricas; Máquinas de costura; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística