Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45252
Código de Localidade: 3301009
Município: Campos dos Goytacazes
Tipo de material: fotografia
Título: Avenida XV de Novembro : Obelisco : Campos dos Goytacazes, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1948
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida XV de Novembro era muito movimentada e a única entrada da cidade até a construção da Estrada de Ferro. Ao longo dela começaram a desenvolver-se mais de 15 portos, vários trapiches e bancas de comércio de peixe. Foi arborizada em 1857, com 50 mudas de nogueira da Índia, e calçada em 1868. A primeira muralha de pedra, começou a ser construída em 1835 defronte a cidade.
Disponível em: http://camposturismo.com.br/informacao/1068_fatos-e-dados-historicos. Acesso em: out. 2015.
Em 1911, em vista à cidade, Oliveira Botelho, presidente do Estado do Rio de Janeiro (antiga nomenclatura do governador), em companhia do ministro da Agricultura, Pedro de Toledo, concluiu que a cidade não condizia com a sua economia. Os usineiros haviam estabelecido imposto de 2,5% a ser cobrado sobre tudo que viesse das atividades agrícolas da cidade. O dinheiro foi investido na reformulação do espaço urbano. As Ruas Sete de Setembro, João Pessoa, Tenente-Coronel Cardoso e 21 de Abril foram alargadas. A avenida Alberto Torres foi reformulada. O projeto paisagístico da praça do Liceu e Jardim São Benedito também é desse período. Após cinco anos, o presidente da República, em visita a Campos, inaugurou as obras realizadas nesse período, inclusive o Obelisco como assinatura desses cinco anos de progresso arquitetônico. Assim, o Monumento representa os cinco anos de duração das obras que visavam melhorias na arquitetura da cidade.
Disponível em: http://camposturismo.com.br/informacao/1068_fatos-e-dados-historicos. Acesso em: out. 2015.
Nota-se o Rio Paraíba do Sul, à esquerda.


Assuntos:
Campos dos Goytacazes (RJ); Marcos históricos; Monumentos; Obeliscos; Rio de Janeiro (Estado); Ruas

Título Secundárias: Av. 15 de Novembro; Av. Quinze de Novembro; Av. XV de Novembro; Avenida 15 de Novembro; Avenida Quinze de Novembro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística