Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42977
Código de Localidade: 2504009
Município: Campina Grande
Tipo de material: fotografia
Título: Museu Histórico [e Geográfico] de Campina Grande : Campina Grande, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Construído em 1814, tendo suas obras iniciadas em 1812, o prédio onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande foi a primeira cadeia da cidade, quando Campina Grande ainda se chamava Vila Nova da Rainha, sendo em seu pavimento superior a "Casa de Câmara", ou Câmara Municipal, como hoje conhecemos.
Uma das três espadas presentes na bandeira oficial de Campina Grande representa a participação indireta na Confederação do Equador, quando no trajeto dos presos trazidos do Ceará, o Frei Caneca (um dos articuladores da revolução), ficou detido exatamente no prédio do Museu, no ano de 1824.
Durante a Revolta de Quebra-Quilos, em 1874, teve suas dependências arrombadas pelos revoltosos liderados por Neco de Barros e Alexandre de Viveiros, destruindo documentos e libertando presos.
O alto relevo "Telegrapho Nacional" até hoje preservado em sua fachada é herança da época em que foi instalada a Estação Telegráfica, em 13 de Janeiro de 1896.
No princípio dos anos 80, ainda na gestão do prefeito Enivaldo Ribeiro, o prédio foi recuperado para sediar o Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande.
Disponível em: http://cgretalhos.blogspot.com.br/2010/03/construido-em-1814-tendo-iniciadas-as.html#.VZ6y9o5VhBc. Acesso em: jul. 2015.
Disónível em: http://www.paraibacvb.com.br/noticias/museu_historico_e_geografico_de_campina.htm. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Câmaras municipais; Campina Grande (PB); Edifícios públicos; Museus (Edifícios); Paraíba; Prisões; Telégrafo

Título Secundárias: Cadeia; Câmara Municipal; Casa da Câmara; Estação Telegráfica; Telégrafo Nacional; Telegrapho Nacional


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística