Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 34948
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: [Portão da Quinta das Laranjeiras] : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1972
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
No ano de 1812, a área hoje ocupada pelo Colégio Maranhense dos Irmãos Maristas, constituía-se como uma quinta, denominada Quinta das Laranjeiras, também já foi conhecida como Quinta do Barateiro ou Quinta do Barão de Bagé, isto devido ao Bispo ter ordenado, em 26 de Março de 1911, que se passasse portaria em forma de estilo, com vistas ao requerimento de José Gonçalves da Silva, "O barateiro", para que pudesse erigir um Oratório público com porta na rua, na Quinta das Laranjeiras.
Neste período, seu proprietário, comendador Luiz José Gonçalves da Silva, edificou a casa senhorial, a senzala, a casa dos trabalhadores
e uma capela. Representa uma burguesia extinta, onde aparece acima do pórtico um brasão em cantaria contendo as armas do Comendador Gonçalves da Silva, encimado por elmo.
A quinta passou por vários proprietários até que em 1938 foi adquirida pela Arquidiocese do Maranhão, que a vendeu aos irmãos Maristas para a construção do colégio. Nesta ocasião foi destruído o que restava das antigas construções, permanecendo apenas a capela e o portão principal.
O portão, além da beleza arquitetônica, é um símbolo da prosperidade e riqueza de uma extinta aristocracia. Pilares nas extremidades esquerda e direita fazem seu enquadramento, evidenciando a importância dada à entrada principal. No coroamento estão o frontão curvilíneo e os coruchéus; abaixo do entablamento, alinhado ao eixo central da porta, tem destaque um belo brasão familiar primorosamente trabalhado.
A pesada porta de madeira manualmente almofadada é emoldurada por uma portada em pedras de lioz, que apresenta verga em secção de arco abatido e cuja modernatura exibe elementos neoclássicos e aduela de fecho trabalhada. Acima da verga, encontra-se uma pedra, na qual está inscrito o ano de construção. Em frente ao portão, no passeio público, encontram-se dois frades de pedra, os quais eram utilizados para amarrar animais de carga e cavalos das carruagens.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/291. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://www.juntadeandalucia.es/fomentoyvivienda/estaticas/sites/consejeria/areas/arquitectura/fomento/guias_arquitectura/adjuntos_ga/Guia_Sao_Luis_e.pdf. Acesso em: abr. 2016.
Disponível em: http://www.turismo-ma.com.br/monumentos.php. Acesso em: jun. 2015.


Assuntos:
Maranhão; Portais; São Luís (MA)

Título Secundárias: Portão da Quinta do Barão de Bagé; Portão da Quinta do Barateiro; Quinta das Laranjeitas; Quinta do Barão de Bagé; Quinta do Barateiro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página